domingo, 17 de maio de 2015

TALVEZ TESTAMENTO POÉTICO:


[ESTOU SEM DÚVIDA ENTRE AQUELES QUE FALHARAM]
“A man has every place to lay his head.”
Philip Levine

Estou sem dúvida entre aqueles que falharam
Como Philip Levine o poeta dos operários, trabalhei
Também no turno da noite,
Onde tive os melhores propósitos
Nos versos que me acordavam. Muitas vezes,
Entre aqueles que falharam
Conto com David e Pedro que amargamente choraram
Com a alma nos olhos, um rei que fez poemas e o pescador
Que deixou barco e redes e não teve, como Quem o chamou
Onde reclinar a cabeça.

Um homem tem todo o lugar para reclinar
A cabeça, o que está sobre os meus ombros
É o peso que me diz há sessenta e tantos anos que falhei.
Como Paulo que entendia os gentios, o que quis
Fazer não o fiz, miserável corpo para a morte.

Não sou pior nem melhor que os demais
Gosto de poucas coisas, do sol, os dias de chuva
São inconvenientes para os meus nervos, golpeiam-me
As pedras que ouço às vezes nas vozes.


Quero dizê-lo agora, porque é uma questão
De tempo, ser honesto e que todos saibam
Que apesar de tudo não tenho escondido sob rótulos
Os poemas que possam ser eu mesmo.

18-02-2014
© João Tomaz Parreira

Sem comentários:

Enviar um comentário